Conheça a História da Igreja Batista

A Igreja Batista é uma igreja que valoriza o batismo por imersão e partilham os valores de várias outras igrejas protestantes. Cada Igreja Batista é independente, por isso existem muitos batistas diferentes. A Igreja Batista se tornou mais conhecida no século XVII, depois da reforma protestante.

Igreja Batista. Como começou?

Resultado de imagem para igreja batista

As Igrejas Batistas são diversas denominações cristãs, com forma de governo congregacional, cuja doutrina básica se dá na salvação pela graça tendo como regra de fé e de prática a Bíblia Sagrada e que tem como princípio a separação entre Igreja e Estado.

A maior associação batista é a Convenção Batista do Sul, dos Estados Unidos, com pouco mais de 16 milhões de membros e mais de 42 mil igrejas filiadas, mas há muitas outras associações de batistas no mundo.

Esta organização, porém, não faz parte da Aliança Batista Mundial (WBA), que congrega a maior parte – 231 convenções e associações nacionais batistas em 121 países, com pouco mais de 42 milhões de membros e 177 mil igrejas.

No Brasil, as maiores são a Convenção Batista Brasileira, a Convenção Batista Nacional, e a Convenção das Igrejas Batistas Independentes, todas filiadas à Aliança Batista Mundial. O termo “batista” vem da palavra grega (baptistés, “batista”), que é relacionado ao verbo (baptízo, “batizar, lavar, mergulho, imerge”).

Em que a Igreja Batista acredita?

Resultado de imagem para igreja batista significados

Todas as Igrejas Batistas têm algumas crenças em comum:

  • A Bíblia é a palavra de Deus; toda doutrina deve se basear apenas na Bíblia, não em outras autoridades – 2 Timóteo 3:16-17
  • Existe um único Deus, criador de todas as coisas, que é uma Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo – veja aqui: o que é a Trindade?
  • Todos pecaram e precisam ser salvos – Romanos 3:23-24
  • Jesus é o Filho de Deus, que nasceu de uma virgem, morreu pelos pecados e ressuscitou ao terceiro dia – 1 Coríntios 15:3-5
  • A salvação vem pela fé em Jesus como salvador, através da graça de Deus – Efésios 2:8-9
  • Jesus deu duas ordenanças para a Igreja – o batismo e a Santa Ceia; essas ordenanças não são necessárias para a salvação mas são símbolos importantes – descubra aqui: qual o significado da Santa Ceia?
  • No fim dos tempos, Jesus irá voltar, os mortos ressuscitarão e todos serão julgados – Apocalipse 20:12
  • Os salvos terão a vida eterna – 1 João 2:24-25

Além dessas crenças, a maioria dos batistas defende a independência de cada igreja. Não deve haver líderes supremos que ditam as regras como na Igreja Católica. Somente existem pastores e diáconos.

As doutrinas principais da Igreja Batista têm boa base bíblica e pouco motivo de controvérsia. A maioria das Igrejas Batistas tem grande respeito pela Bíblia e incentiva seus membros a estudá-la (João 8:32).

Igrejas Batistas no Brasil

Em 1871, Batistas emigrados dos Estados Unidos organizam a Primeira Igreja Batista no Brasil para estrangeiros em Santa Bárbara d’Oeste. Anos mais tarde, em 1879, outro grupo de emigrados faz surgir a segunda Igreja Batista em solo brasileiro, em Santa Bárbara d’Oeste, no bairro da Estação, onde, atualmente, se localiza a cidade de Americana.

Os Batistas de então, em Santa Bárbara d’Oeste, se unem para solicitar, à Junta de Richmond, dos Estados Unidos, o envio de missionários ao Brasil. O trabalho de evangelização é intenso e os brasileiros tornaram-se menos preconceituosos quanto à nova doutrina.

Em 1881, chegam William Buck Bagby e Ana Luther Bagby; Zacarias Taylor e Katarin Taylor. Os primeiros missionários são recebidos em Santa Bárbara d’Oeste e logo filiam-se à Igreja Batista existente e começam a estudar a língua portuguesa, tendo Antonio Teixeira de Albuquerque como professor.

Pouco tardou para que os dois casais de missionários, unindo-se a Antonio Teixeira de Albuquerque rumassem para o Estado da Bahia, onde em 1882, organizaram a primeira congregação formada por brasileiros e a chamou de Primeira Igreja Batista do Brasil Para Brasileiros em Salvador.

De Salvador, os missionários seguiram para outras capitais, plantando igrejas. De volta a São Paulo, com outros missionários recém-chegados foram organizando outras novas igrejas a partir de 1899 em São Paulo, Jundiaí, Santos, Jacareí, Campinas, São José dos Campos, entre outras cidades.

Organização

Em termos de organização, a maior parte das igrejas batistas operam no sistema de governo congregacional, isto é, cada igreja batista local possui autonomia administrativa, regida sob o regime de assembleias de caráter democrático.

A grande maioria das igrejas batistas são associadas a “convenções”, que são, na verdade, associações de igrejas batistas que procuram auxiliar umas às outras em diversos aspectos, como jurídico, financeiro e formacional (criação de novas igrejas). Estima-se que o número de batistas no mundo esteja em 75 milhões de membros.

Significados da Igreja Batista

Imagem relacionada

Igreja Batista é uma denominação incluída no Cristianismo, que tem como uma das principais doutrinas o batismo de adolescentes e adultos. Esta Igreja tem essa denominação graças a João Batista, que batizou Jesus Cristo.

Os primeiros Batistas nunca fizeram parte da Igreja Católica, mas relatos históricos contam que sofreram perseguição tanto de elementos da Igreja Católica como do Protestantismo.

Algumas diferenças entre a Igreja Católica e a Igreja Batista são: na Igreja Batista não há batismo de bebês; os líderes da Igreja Batista são conhecidos como pastores e não têm que fazer voto de celibato (podem casar e constituir família); na Igreja Batista não há imagens e estátuas de figuras religiosas.

De acordo com a Igreja Batista, o batismo é uma demonstração pública de fé, e quando a pessoa é submergida nas águas, ela admite que deixa a “velha vida” para trás, professando a sua intenção de viver de acordo com a vontade de Deus.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *