Evidências Bíblicas Mostram Que Jesus Cristo Não Nasceu no Natal

A história mostra convincentemente que 25 de dezembro foi popularizado como a data do Natal, não porque Cristo nasceu naquele dia, mas porque já era popular nas celebrações religiosas pagãs como o nascimento do sol.

Mas é possível que 25 de dezembro seja o dia do nascimento de Cristo?

Os relatos bíblicos apontam para o outono do ano como a época mais provável do nascimento de Jesus.

“Na falta de indicações bíblicas para o aniversário de Jesus, os primeiros professores cristãos sugeriram datas em todo o calendário. Clemente… escolheu 18 de novembro. Hipólito… imaginou que Cristo deve ter nascido na quarta-feira… Um documento anônimo [,] que se acredita ter sido escrito no norte da África por volta de 243 dC , colocou Jesus em 28 de março ”(Jeffery Sheler, US News & World Report, “Em Busca do Natal”, 23 de dezembro de 1996, p. 58).

Uma análise cuidadosa das Escrituras, no entanto, indica claramente que 25 de dezembro é uma data improvável para o nascimento de Cristo. Aqui estão dois motivos principais:

1. Sabemos que os pastores estavam nos campos observando seus rebanhos na época do nascimento de Jesus (Lucas 2: 7-8).

quando-jesus-nasceu

Os pastores não estavam nos campos em dezembro. De acordo com as Celebrações: O Livro Completo dos Feriados Americanos, o relato de Lucas “sugere que Jesus pode ter nascido no verão ou no início do outono. Como dezembro é frio e chuvoso na Judéia, é provável que os pastores tenham procurado abrigo para seus rebanhos à noite ”(p. 309).

Similarmente, O Comentário de Um Volume do Intérprete diz que esta passagem argumenta “contra o nascimento [de Cristo] ocorrendo em 25 de dezembro, uma vez que o tempo não teria permitido” pastores vigiando seus rebanhos nos campos à noite.

2. Os pais de Jesus vieram a Belém para se registrar em um censo romano ( Lucas 2: 1-4 ).

quando-jesus-nasceu

Tais censos não foram feitos no inverno, quando as temperaturas caíram abaixo de zero e as estradas estavam em más condições. Fazer um censo sob tais condições teria sido autodestrutivo.

Dadas as dificuldades e o desejo de trazer os pagãos ao cristianismo, “o fato importante então… para ficar claro em sua cabeça é que a fixação da data como 25 de dezembro foi um compromisso com o paganismo” (William Walsh, A História de Santa Klaus, 1970, p. 62).

Se Jesus Cristo não nasceu em 25 de dezembro, a Bíblia indica quando Ele nasceu?

quando-jesus-nasceu

Os relatos bíblicos apontam para o outono do ano como o período mais provável do nascimento de Jesus, baseado na concepção e nascimento de João Batista.

Já que Isabel (mãe de João) estava em seu sexto mês de gravidez, quando Jesus foi concebido ( Lucas 1: 24-36 ), podemos determinar a época aproximada do ano em que Jesus nasceu, se soubermos quando João nasceu. O pai de João, Zacarias, era um sacerdote que servia no templo de Jerusalém durante o curso de Abias ( Lucas 1: 5 ). Cálculos históricos indicam que este curso de serviço correspondia a 13-19 de junho daquele ano ( The Companion Bible,1974, Apêndice 179, p. 200).

Foi nessa época de serviço no templo que Zacarias soube que ele e sua esposa Elizabeth teriam um filho ( Lucas 1: 8-13 ). Depois que ele completou seu serviço e viajou para casa, Isabel concebeu ( Lucas 1: 23-24 ). Supondo que a concepção de John tenha ocorrido perto do final de junho, adicionar nove meses nos leva ao final de março como o momento mais provável para o nascimento de John. Adicionando mais seis meses (a diferença de idades entre João e Jesus) nos leva ao final de setembro como o tempo provável do nascimento de Jesus.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *