Quem foi Jesus Cristo?

Jesus Cristo – Jesus (em hebraico: ישוע/ יֵשׁוּעַ; transl.: Yeshua; em grego: Ἰησοῦς; transl.: Iesous), também chamado Jesus de Nazaré, que nasceu entre 7–2 a.C. e morreu por volta de 30–33 d.C. é a figura central do cristianismo e aquele que os ensinamentos de maior parte das denominações cristãs, além dos judeus messiânicos, consideram ser o Filho de Deus.

Jesus é chamado de Cristo. A palavra Cristo e a palavra Messias são a mesma coisa. Cristo vem do grego e Messias vem do hebraico. As duas palavras significam ungido, ou seja, alguém escolhido por Deus para uma tarefa especial. Jesus foi escolhido para fazer todas as promessas de Deus se cumprirem.

Batismo de Jesus Cristo

Quem foi Jesus Cristo

Outra prova de que Jesus é o Messias foi o que aconteceu quando ele foi batizado. Deus tinha prometido que João Batista veria um sinal para saber quem era o Messias. A Bíblia conta o que aconteceu quando Jesus saiu da água:

“Ele viu o espírito de Deus descer como pomba e vir sobre ele. Também, uma voz vinda dos céus disse: ‘Este é meu Filho, o amado, a quem eu aprovo.’” (Mateus 3:16, 17) Esse era o sinal para João. João também viu a pomba e ouviu a voz de Deus. Daí, ele teve certeza que Jesus era o Messias. (João 1:32-34)

De onde Jesus veio?

A Bíblia diz que Jesus viveu por muito tempo no céu antes de vir à Terra. O profeta Miqueias disse que o  Messias seria alguém que já existia desde os “tempos antigos”. (Miqueias 5:2) O próprio Jesus disse muitas vezes que ele tinha vivido no céu antes de nascer como humano na Terra. (Leia João 3:13; 6:38, 62; 17:4, 5.) 

Que tipo de pessoa Jesus Cristo foi?

Jesus disse: “Quem me vê, vê também o Pai.” (João 14:9) Jesus é muito parecido com o Pai dele. Então, podemos conhecer melhor a Deus lendo sobre Jesus. Muitos chamavam Jesus de “Instrutor” porque ele  ensinava as pessoas. (João 1:38; 13:13) Jesus sempre falava sobre o Reino de Deus. Isso foi uma das coisas mais importantes que ele ensinou.

Jesus ensinava nas áreas rurais, nas cidades, nas praças, nos locais onde as pessoas se reuniam para adorar a Deus e até na casa das pessoas. Ele não ficava esperando ninguém vir até ele. Muitas vezes ele ia atrás das pessoas. (Marcos 6:56; Lucas 19:5, 6)

Jesus se esforçou muito para ensinar os outros porque ele sabia que era isso o que Deus queria que ele fizesse. Ele sempre obedeceu ao Pai. (João 8:28, 29). Jesus também pregava as boas notícias do Reino para todas as pessoas.

Jesus amava as pessoas e se preocupava com elas. Ele era bondoso e as pessoas se sentiam à vontade para conversar com ele. Até as crianças gostavam de ficar  perto dele. (Marcos 10:13-16) Jesus era sempre justo.

Ele odiava quando as pessoas eram desonestas e injustas. (Mateus 21:12, 13) No tempo dele, as mulheres não tinham muitos direitos e eram desrespeitadas. Mas Jesus sempre tratou as mulheres com respeito. (João 4:9, 27) Jesus também era humilde de verdade. Por exemplo, uma vez fez uma tarefa que normalmente era feita por um escravo. Ele lavou os pés dos apóstolos. — João 13:2-5,12-17.

Jesus Curou

Quem foi Jesus Cristo

 Jesus Cristo sabia o que as pessoas precisavam e queria ajudá-las. Isso ficou bem claro quando ele usou o poder de Deus para fazer milagres, curando os doentes. (Mateus 14:14) Por exemplo, um homem que tinha lepra pediu para ser curado. Ele disse a Jesus: “Se o senhor apenas quiser, pode me purificar.”

Jesus ficou emocionado com a dor e o sofrimento daquele homem. Ele sentiu pena do homem e quis ajudá-lo. Então, Jesus tocou no homem e disse: “Eu quero! Seja purificado.” E o homem foi curado! (Marcos 1:40-42)

Jesus Cristo Fiel

Jesus é o melhor exemplo de alguém que foi obediente a Deus. Não importava o que acontecesse ou o que os inimigos fizessem, Jesus era sempre fiel ao seu Pai. Ele  não pecou quando foi tentado por Satanás. (Mateus 4:1-11)

Depois, alguns parentes de  Jesus não acreditaram que ele era o Messias e disseram que ele tinha ficado louco. Mesmo assim, Jesus continuou fazendo a vontade de Deus. (Marcos 3:21) Também os inimigos de Jesus foram cruéis com ele. Mas Jesus continuou fiel a Deus e nunca fez nada de mau contra eles. — 1 Pedro 2:21-23.

A morte de Jesus foi muito sofrida. Jesus foi preso e em seu julgamento, testemunhas falsas disseram que ele desrespeitou a Deus. Ele foi condenado por juízes desonestos, foi torturado pelos soldados e pregado num poste de madeira.

Antes de  morrer, Jesus disse: “Está consumado!” Isso quer dizer que Jesus tinha feito tudo o que Deus queria. (João 19:30) Três dias depois, Jeová ressuscitou Jesus com um corpo espiritual. (1 Pedro 3:18) Depois de algumas semanas, Jesus voltou para o céu. Ele “sentou-se à direita de Deus” e esperou a hora certa de se tornar Rei. — Hebreus 10:12, 13.

O que Jesus Cristo significa para nós

Quem foi Jesus Cristo

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *