Significado do Sagrado Coração de Jesus

O que é o Sagrado Coração de Jesus?

significado-do-sagrado-coracao-de-jesus

A imagem do Sagrado Coração de Jesus é uma revelação divina feita pelo próprio Jesus Cristo a Santa Margarida Maria Alacoque. Santa Margarida estava em adoração diante do Santíssimo Sacramento quando Jesus lhe apareceu. E ele apareceu da forma como o vemos nas representações do Sagrado Coração e pediu para que ela começasse a divulgar esta devoção.

Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia da Igreja Católica, comemorada na segunda Sexta-feira, após a solenidade de Corpus Christi e consiste na veneração do Coração de Jesus, do mais íntimo de Seu Amor.

Coração de Jesus é o foco do amor. A devoção ao Sagrado Coração é a devoção que vem do amor como princípio, que se dirige ao amor como fim, que emprega o amor como meio.

Celebrar o Coração de Jesus torna-se uma importante ocasião pastoral para que toda a comunidade cristã novamente se sensibilize para fazer deste admirável Sacrifício e Sacramento o coração da própria vida.

Símbolos do Sagrado Coração de Jesus

  • O Coração de Jesus fora do peito

É o símbolo do amor de Deus por nós. Esta imagem é uma maneira de Jesus mostrar que ele nos ama infinitamente.

  • O coração de Jesus ardendo em chamas

Este símbolo significa que este amor está vivo e atual. Ele não está no passado, quando Jesus foi crucificado. Não. O amor de Deus está vivo hoje, agora. Ardendo em chamas significa também que este Deus é apaixonado por nós.

  • O coração de Jesus cercado de espinhos

O símbolo de espinhos significa a indiferença dos seus filhos ao Seu amor. Quando ficamos indiferentes a este amor que deu a vida por nós, nós ferimos este Coração.

  • Os gestos de Jesus

A imagem do Sagrado Coração de Jesus mostra apontando para seu coração com a mão esquerda e convidando a nos aproximarmos através de sua mão direita.

  • O manto vermelho de Jesus

O manto vermelho de Jesus tem dois significados. A cor vermelha nos lembra o sangue, o sofrimento e a morte do Salvador. Mas lembra também o fogo do Espírito Santo, que é o amor vivo de Deus. É o amor que quer preencher nossos corações.

  •  A túnica branca de Jesus

A túnica branca de Jesus representa a pureza de coração de Nosso Senhor. Representa também sua divindade, bondade e santidade. Os detalhes em dourado tanto na túnica quanto no manto nos falam que Ele é uma pessoa divina, celestial.

As origens da devoção

Resultado de imagem para o que é o sagrado coração de jesus

A origem desta devoção deve a Santa Margarida Maria, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A  Santa Margarida Maria de Alacoque teve revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção.

Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675. Mais tarde, outra religiosa, a Beata Maria do Divino Coração, condessa de Droste zu Vischering, a partir de Portugal estendeu a esta devoção a todo o Mundo por meio de um ato de consagração solene pedido ao Papa Leão XIII.

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua Divina Misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, sabe-se só que são fidedignas.

Milagres do Sagrado Coração de Jesus

São conhecidos vários milagres no Brasil e no mundo obtidos pela misericórdia do Sagrado Coração de Jesus. Muitos casais passaram a viver em harmonia no lar, filhos foram resgatados de caminhos de perdição. Todos os milagres do Sagrado Coração Jesus são obtidos pelas orações feitas de acordo com a Vontade de Deus.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *