Conheça a História da Igreja Assembleia de Deus
O que é a Assembleia de Deus?
A Igreja Assembleia de Deus é uma denominação cristã protestante com uma grande variedade de igrejas afiliadas. O movimento das Assembleias de Deus surgiu no início do século XX, a partir de vários grupos pentecostais independentes.
As Assembleias de Deus são um grupo de mais de 140 agrupamentos nacionais de igrejas autônomas que juntas formam a maior denominação pentecostal do mundo. Com mais de 384 mil ministros em mais de 212 países e territórios que atendem aproximadamente 67,9 milhões de adeptos em todo o mundo, é o quarto maior grupo internacional de denominações cristãs.
Em que a Assembleia de Deus acredita?
De acordo com a “Declaração das Verdades Fundamentais das Assembleias de Deus”, cada Assembleia de Deus acredita:
- Que a Bíblia é inspirada por Deus e infalível – 2 Timóteo 3:16-17
- Que existe um único Deus, eterno, criador do mundo, que é Pai, Filho e Espírito Santo – veja aqui: o que é a Trindade?
- Que Jesus é o filho de Deus, que morreu na cruz por nossos pecados e ressuscitou – 1 Coríntios 15:3-5
- Que todos pecaram e o preço do pecado é a morte física e espiritual – Romanos 3:23-24
- Na salvação do homem pelo sangue de Jesus, através da fé e da graça de Deus, que muda a vida do salvo – Gálatas 2:8-9
- Em duas ordenanças da igreja – o batismo por imersão e a Santa Ceia
- No batismo no Espírito Santo, que todo crente pode receber depois da conversão – descubra aqui: o que é o batismo no Espírito Santo?
- Que o sinal do batismo no Espírito Santo é falar em línguas – leia aqui: o que a Bíblia ensina sobre falar em línguas?
- Na santificação,dedicando continuamente cada área da vida a Deus e rejeitando o pecado
- Que todos os crentes fazem parte da igreja, que é o corpo de Cristo, cuja missão é pregar o evangelho, adorar a Deus, edificar os santos e mostrar o amor de Deus ao mundo
- Que Deus preparou um ministério para Igreja cumprir sua missão
- Na cura divina como parte do evangelho – Marcos 16:17-18
- Na esperança da ressurreição e do arrebatamento dos salvos – 1 Tessalonicenses 4:16-17
- Na segunda volta de Cristo para um reino milenar na terra – veja aqui: o que são os mil anos de Apocalipse?
- No Juízo Final, onde todos serão julgados e o diabo e os ímpios receberão castigo eterno – Apocalipse 20:10-12
- Na criação de novos céus e nova terra, no fim dos tempos – Apocalipse 21:1
História da Assembleia de Deus no Brasil
A Assembleia de Deus chegou ao Brasil por intermédio dos missionários suecos Gunnar Vingren e Daniel Berg, que aportaram em Belém, capital do Estado do Pará, em 19 de novembro de 1910, vindos dos Estados Unidos.
A Assembleia de Deus no Brasil expandiu-se pelo estado do Pará, alcançou o Amazonas, propagou-se para o Nordeste, principalmente entre as camadas mais pobres da população.
Chegaram ao Sudeste pelos idos de 1922, através de famílias de retirantes do Pará, que se portavam como instrumentos voluntários para estabelecer a nova denominação aonde quer que chegassem.
Desde 1930, quando se realizou um concílio da igreja na cidade de Natal, a Assembleia de Deus no Brasil passou a ter autonomia interna, sendo administradas exclusivamente pelos pastores residentes no Brasil, sem contudo perder os vínculos fraternais com a igreja na Suécia.
A partir de 1936 a igreja passou a ter maior colaboração das Assembleias de Deus dos Estados Unidos através dos missionários enviados ao país, os quais se envolveram de forma mais direta com a estruturação teológica da denominação.
Organização denominacional
As Assembleias de Deus brasileiras estão organizadas em forma episcopado não-territorial, onde cada Ministério é constituído pela igreja-sede com suas respectivas filiadas, congregações e pontos de pregação (subcongregações).
As Assembleias de Deus iniciaram cedo seu trabalho missionário. Desde a década de 1990 os diversos ministérios expandiram em áreas cada vez mais distantes de suas igrejas-mães, plantando igrejas em comunidades imigrantes brasileiras nos Estados Unidos, Europa, Japão, América Latina, na África e Ásia.
A denominação pratica o batismo em águas por imersão do corpo inteiro, uma só vez, em pessoas a partir de 12 anos, em nome da Trindade; a celebração, sistemática e continuada, da Santa Ceia; e o recebimento do batismo no Espírito Santo, geralmente, com a evidência inicial do falar em outras línguas.
Ainda, nesse corolário de fé, os assembleanos esperam comparecer perante o Tribunal de Cristo, para receber a recompensa dos seus feitos em favor da causa do Cristianismo, seguindo-se uma vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tormento para os infiéis. Os assembleanos, em geral, são contra o aborto voluntário.
A igreja preza a doutrina visual, assim, as mulheres usam saia que cubra o corpo, considerado o templo do Espírito Santo. Homens também entram na doutrina,usando especificamente calças e blusas que não contornam o corpo.