Como Lidar Com A “Disputa” Entre Pais E Filhos Pelo Mesmo Computador?

Como lidar com a “disputa” entre pais e filhos pelo mesmo computador?

Profissionais dão dicas para organizar rotina de forma a atender quem precisa usar o equipamento para tarefas diferentes.

Por Aira Annoroso 14 de abril de 2020

A quarentena trouxe uma nova realidade para muitos estudantes, avalia o professor Gregory Seibert (Foto: Divulgação)

O período necessário de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus tem causado diversos reflexos nas famílias, já que agora os membros precisam ficar juntos o tempo todo, dividir mais a atenção, os espaços, e até mesmo os objetos. Diante disso, o principal instrumento de trabalho e estudo de pais e filhos possivelmente se tornou um dos objetos mais disputados nas casas de grande parte dos brasileiros: o computador.

Além do telefone celular, o computador é imprescindível para alguns pais que, desde março, passaram a trabalhar em modalidade de home office, mas também para os filhos, que tiveram suas aulas presenciais suspensas temporariamente. Só nos primeiros dias da quarentena, as operadoras registraram um aumento de 40% no consumo de internet.

Leia também

Para Gregory Seibert, docente do curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Hortolândia, com o trabalho em casa e as atividades da graduação para serem executadas, por exemplo, é necessário unir o útil ao agradável e aprender utilizando a tecnologia de forma responsável.

“Utilize suas ferramentas tecnológicas como computador, celular, entre outros, para aprender neste momento. Seus professores estão se empenhando para que a melhor aula com as melhores ferramentas de ensino chegue até você”, pontua aos alunos universitários, mas ressalta que isso precisa ser feito de maneira organizada, colaborando com a rotina familiar.

De quem é a prioridade?

Enquanto os pais precisam escrever e enviar e-mails, elaborar e preencher planilhas, os filhos precisam assistir aulas online e realizar atividades disponibilizadas nas plataformas de ensino. Mas, afinal, de quem é a prioridade para a realização de tarefas? Segundo a doutora Catherine Araujo, psicopedagoga da Educação Básica do Unasp, campus São Paulo e docente do curso de Pedagogia, quando se fala em atividades do trabalho, no caso dos pais, e atividades escolares dos filhos, há um empate, pois ambos são prioridade.

Organização é a chave para boa convivência familiar durante o período de isolamento social (Foto: Divulgação).

A especialista garante que a melhor forma de resolver uma “briga” causada pela disputa do computador quando um acha que tem mais prioridade que o outro, é que os pais e os filhos compartilhem seus sentimentos de insatisfação. “É preciso parar de discutir e considerar os sentimentos dos outros sempre com respeito e se colocando no lugar do outro. Nesse contexto, não há espaço para o egoísmo”, explica.

Cronograma

Para Catherine, os pais devem montar um cronograma de horários para a utilização do computador, que deve ser seguido à risca a fim de evitar disputas e discussões. “Esse tipo de situação também é uma ótima oportunidade para desenvolver rotina, respeito, espírito de equipe, união, respeito, solidariedade, entre outros valores e atitudes fundamentais na família e sociedade”, afirma.

Os pais devem promover uma conversa com os filhos em que as agendas e compromissos devem ser a pauta. “As crianças costumam dar ótimas soluções. Quando elas participam desse processo, seguem com fidelidade e cobram o mesmo dos seus pais”, diz.

Já os filhos podem contribuir fazendo um levantamento das atividades que não precisam fazer diretamente no computador e assim darão oportunidade para os demais membros da família. “Tem que ser um pelo outro e todos pelo sucesso de todos os membros da família. É importante pensar dia a dia: ‘o que eu tenho e posso fazer pela minha família e por mim hoje?’”, estimula Catherine.

Disponível em: https://noticias.adventistas.org/pt/?orderby=date&order=DESC&post_status=publish&post_type=post&seemore_title=%C3%9Altimas+Not%C3%ADcias&xtt-pa-sedes=dsa Acesso em: 14/04/2020

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *