Crianças Escrevem Cartas Para Profissionais De Saúde No Rio De Janeiro

Crianças escrevem cartas para profissionais de saúde no Rio de Janeiro

Estudantes fizeram homenagem por meio de mensagens de incentivo e desenhos. Ao todo, foram 84 cartinhas.

Por Fabiana Lopes 9 de maio de 2020

Sara Lima, de 9 anos, também participou da ação, junto com mais 83 crianças. (Foto: Divulgação)

Enquanto todas as escolas públicas e particulares permanecem fechadas no Estado do Rio de Janeiro, estudantes da rede particular participam de aulas on-line durante o isolamento social. E além dos conteúdos das disciplinas, educadores os ajudam a entender a importância dos profissionais de saúde durante a pandemia.

Em Duque de Caxias, as aulas continuam suspensas até o dia 13 de maio, segundo a Prefeitura local. No entanto, o Colégio Adventista de Duque de Caxias promoveu uma ação para que seus alunos do ensino fundamental escrevessem cartinhas aos profissionais de saúde da rede municipal hospitalar da cidade. O projeto ganhou o nome de “Gotas de Gratidão”.

Leia também:

A orientadora do ensino fundamental do Colégio Adventista, Verônica Lopes, incentivou todos os alunos a participar da ação, com a ajuda do corpo docente, e através de reuniões com pais e alunos por videoconferência. “Considero a gratidão como fator primordial para o desenvolvimento da criança. A ideia surgiu como uma forma de despertar em nossos alunos o espírito de reconhecimento e gratidão pelos profissionais que hoje têm dedicado a vida para salvar outras vidas. Eles são verdadeiros heróis”, sublinha.

Para evitar qualquer tipo de exposição no ambiente hospitalar, as cartas foram enviadas por e-mail no dia 6 de maio para a doutora Patricia Neves Gomes, que imprimiu e organizou a entrega nas oito unidades da rede que fazem parte do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo. Para ela, a ação dos estudantes “é o retorno mais sincero que podemos receber! Muitos de nós estamos poupando nossos filhos não voltando para casa. Sentimos o carinho das crianças e isso é muito importante neste momento”, declara a médica.

A ação foi destaque no RJTV Primeira Edição, da Rede Globo. Assista:

Além da questão emocional estar afetando a população, a realidade não tem sido diferente entre os profissionais de saúde em todo o Brasil, como explica a doutora Gabriela Almeida Pimentel, neurologista do Hospital Sírio-Libanês e do Hospital Samaritano, em São Paulo.

Segundo ela, a realidade dentro dos hospitais é preocupante. “A verdade é que todos estamos exaustos: tira avental, põe avental, troca máscara. É uma rotina dura e difícil. Fora o fato da perda do contato mais íntimo, como o aperto de mão ou o abraço. Entre os profissionais, já temos uma incidência de depressão muito grande e vez ou outra sabemos de pessoas que comentem suicídio”, relata a neurologista.

O Hospital agradece!

Além do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues, outras oito unidades também receberam as cartinhas (Foto: Eliakim Moura)

“Ficamos muito emocionados com a iniciativa do Colégio Adventista de Duque de Caxias, que presenteia com esta bela surpresa os nossos profissionais de saúde de Duque de Caxias. Nesses tempos de isolamento social, imagino o esforço de todos – professores e alunos, para que nos enviassem as cartinhas valorizando o nosso trabalho”, resslata o doutor José Carlos de Oliveira, Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias.

“Neste momento em que muitos de nós não estão podendo conviver com seus filhos e netos, muitos não voltando para casa, para preservá-los, esse carinho sincero das crianças alimenta o nosso coração. Em nome de todos os profissionais da saúde do município de Duque de Caxias, deixo aqui a nossa gratidão!”, agradece Oliveira.

Relato de quem participou e incentivou a ação

João Gabriel de Lima da Cruz tem 10 anos e é aluno do 5º ano. Segundo sua mãe, Vanessa Cristina de Lima, ele sempre foi uma criança de bom coração e sempre gostou de fazer cartinhas de amor para todos em casa. “Quando soube do projeto, de imediato quis participar, pois seria uma forma de mandar um recado do coração para os médicos que deixam suas famílias para cuidar das nossas famílias”, descreve Vanessa.

Izadora Alves Monteiro fez além da cartinha: gravou um vídeo falando do carinho pelos profissionais. “Muito obrigada pelos médicos. Eles estão cuidando de todo mundo e olha o desenho que fiz para vocês, tá aqui ó!”, fala Izadora, que faz o Pré II e tem apenas 5 anos.

Para o diretor da unidade escolar, Alex Dias Cerqueira, a iniciativa do Colégio foi abraçada pelos pais e professores. “Estas cartinhas são também uma forma da escola dizer que os profissionais de saúde não estão sozinhos. A despeito do esgotamento físico e mental, os profissionais estão se arriscando para oferecer o máximo de si para oferecer ao outro uma melhor condição de vida e a recuperação mais rápida possível. Portanto, este projeto passa a ser de fato uma gota neste oceano, mas temos certeza de que fará toda a diferença para estes profissionais, pois tem muita gente aqui fora torcendo por eles”, reflete o diretor.

Confira as fotos de mais crianças que participaram da ação:

 

Disponível em: https://noticias.adventistas.org/pt/?orderby=date&order=DESC&post_status=publish&post_type=post&seemore_title=%C3%9Altimas+Not%C3%ADcias&xtt-pa-sedes=dsa Acesso em: 11/05/2020

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *